Teologia

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

IGREJA NOVA SEMENTE, NOVA ROUPAGEM ADVENTISTA: FALSO MÉTODO DE EVANGELIZAÇÃO?



Prof. Ricardo André

No final de novembro de 2006, foi implantado dentro da Igreja Adventista (dentro da igreja na teoria, mas separada na prática!), uma outra igreja, denominada “Nova Semente”. Esta pertence ao Distrito Central da Associação Paulistana da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil, no Estado de São Paulo, cujo objetivo é alcançar pessoas da classe “A” inseridas no mundo pós-moderno das grandes cidades. Dirigido pelo Pr. Kleber de Oliveira Gonçalves (doutor em Missiologia Urbana) Diretor mundial do Centro de Estudos Seculares e Pós-modernos (CSPS – Center for Secular and Posmodern Studies) da Conferência Geral. Filiado ao Centro de Estudos de Missão Global- um dos departamentos da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que compreende os esforços de evangelismo direcionados a cinco grupos específicos: muçulmanos, judeus, hindus, budistas e seculares (pós-modernos), os programas-show desse projeto de "evangelização" é realizado no Centro de Convenções Milenium.

Segundo a liderança, essa Igreja representa uma experiência evangelística inovadora e importante para alcançar jovens universitários, profissionais liberais, empresários e demais pessoas com visão mais crítica e mente secularizada. Contudo, a criação desse projeto tem gerado uma grande celeuma e discussão dentro da Igreja. A Nova Semente, que representa um novo modelo e uma nova concepção de adoração a Deus, tem sido objeto de muitas críticas de vários setores da Igreja Adventista tradicional. Quero partilhar, então com os leitores adventistas meu pensamento, que pretendo, estejam pautados no “assim diz o Senhor” e no Espírito de Profecia. Particularmente, vejo com muita preocupação e desconfiança tal projeto, pelas razões que relaciono abaixo:

1) A proposta de ser uma congregação destinada para a classe “A” da sociedade não soa bem, isto é demais para membros que cresceram acreditando em um Deus que não faz acepção de pessoas e que não está interessado em suas riquezas mas sim, em seu coração. Ainda que a liderança diga que esta é uma experiência evangelística diferenciada e importante para alcançar essa classe de pessoas, de nível econômico e culturalmente elevado. De fato, a Mensageira para a Igreja Remanescente, Ellen G. White afirmou que "nem todas as mentes são alcançadas pelos mesmos métodos". (Testimonies 6, 616). Mas, ela também alertou: "Muitos supõem que, para se aproximar das classes mais altas, é preciso adotar uma maneira de vida e um método de trabalho que se harmonize com seus fastidiosos gostos. Uma aparência de riqueza, custosos edifícios, caros vestidos, equipamentos e ambiente, conformidade com os costumes do mundo, o artificial polimento da sociedade da moda, cultura clássica, as graças da oratória, são considerados essenciais. Isso é um erro. O caminho dos métodos do mundo não é o caminho de Deus para alcançar as classes mais elevadas. “O que na verdade os tocará é uma apresentação do evangelho de Cristo feita de modo coerente e isento de egoísmo” (A Ciência do Bom Viver, p. 213, 214).

    2) Na Igreja Nova Semente em certo sentido promove o liberalismo, ao permitir que as mulheres usem joias e adornos exteriores. Ao fazerem isso, estão condescendendo com o mundo. Esses neo-adventistas não percebem que o compromisso que temos com Deus, como um povo peculiar que somos, é de sermos diferentes. Para o visitante, amigo, curioso ou pessoas que venham assistir sem nenhuma ligação oficial com a igreja, vejo com bons olhos a aceitação da prática, todavia para os participantes que já sejam membros batizados, deveriam eles ter outra atitude com a finalidade de mostrar como são e como vivem os adventistas. (I Pedro 3:3, 4). Ellen White afirma: “A abnegação no vestir faz parte de nosso dever cristão. [...] abster-se de ostentação de joias e ornamentos de toda espécie, está em harmonia com nossa fé” (Evangelismo, p. 269). “Joias e vestuário dispendioso não nos darão influência” (Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 249). Por causa de aparência pessoal e exterior, muitas pessoas em muitos lugares receberam disciplina eclesiástica ou até foram desligadas dos livros da igreja.

    3) Vejo com desconfiança a máxima “Fiéis aos princípios. Sensíveis à cultura”, colocadas como um dos valores da mesma (http://www.novasemente.org/conheca/nossos-valores/). Este princípio parece ser extremamente contrário ao princípio cristão delineado no texto de Romanos 12:2 que nos exorta a reformar e não a ficar semelhante à cultura que nos rodeia.

    4) Nessa "versão pós-moderna" da IASD, não há ênfase nas doutrinas distintivas da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no seu surgimento profético, esconde sua origem, fazendo muitas coisas contrárias ao tradicionalismo. Descarta todo o histórico denominacional, sem incluir a crença no dom de profecia (manifestado através do ministério de Ellen G. White) entre suas crenças fundamentais. (http://www.novasemente.org/conheca/no-que-cremos/). Parece ser uma tentativa de esconder sua identidade, pensando em não criar preconceito e, com isso, abrir portas no futuro. Sei que devemos ser prudentes, mas essa também é uma estratégia errada. Precisamos apresentar a mensagem bíblica com amor, de forma positiva, mas também com profundidade, clareza e refletida em nossa forma de viver. A irmã Ellen G. White já advertira: “Os homens empregarão todos os meios para tornarem menos destacada a diferença entre os adventistas do sétimo dia e os observadores do primeiro dia da semana. Foi-me apresentado um grupo com o nome de adventistas do sétimo dia, o qual estava aconselhando que a bandeira ou o sinal que nos torna um povo distinto, não devia ser salientada de maneira chocante; pois pretendiam que esse não seria o melhor método para assegurar êxito a nossas instituições. Não estamos, porém,  em tempo de arriar nossa bandeira, de nos envergonharmos de nossa fé. Esta distintiva bandeira, descrita nas palavras: ‘Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus’, deve ser levada através do mundo até ao tempo do fim de graça. (... )Cumpre que a verdade alcance as almas prestes a perecer; e caso ela seja de algum modo oculta, Deus é desonrado, e sobre nossas vestes se encontrará o sangue das almas. (...) Nunca, por um momento, deve ser dada a ninguém a impressão de que lhe seria proveitoso ocultar sua fé e doutrinas ao povo incrédulo do mundo, temendo não ser tão altamente estimado se seus princípios forem conhecidos. Cristo exige de todos os Seus seguidores confissão aberta, varonil de sua fé” (Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 422).
  
    5) Estilo de adoração da Nova Semente é carismático. Nos cultos há a presença marcante da música ritmada com a utilização de instrumentos de percussão, barulhenta, gospel, com uma forte ênfase emocional, levantar das mãos e palmas (http://www.youtube.com/watch?v=bFXwBFIy-yY).  Não podemos esquecer que, nos últimos dias, “Satanás fará da música um laço” (Ellen White, Eventos Finais, p. 159). Não é tentando tornar nossa música mais gospel ou mais popular que vamos fazê-la poderosa. Ela poderá ficar mais interessante, mas acabará sendo menos eficaz. As experiências em alguns lugares, onde o modelo pentecostal tem sido introduzido nas Igrejas Adventistas, o resultado é a divisão e confusão. Com relação a esse estilo de culto, Deus mostrou a Ellen White a procedência destas práticas e ensinou-a a aplicar barreiras contra isso. Ela escreveu, “Para alguns, os serviços religiosos não significam mais que um tempo agradável. Quando seus sentimentos são despertados, pensam que estão grandemente abençoados. ( . . .) A intoxicação do excitamento é o objeto que buscam; e, se o não obtêm, julgam tudo estar errado com eles, ou que algum outro o está.”  (Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 21).

Aqueles que defendem o bater palmas reivindicam que há uma necessidade de mais liberdade e espontaneidade, mais “espírito” e menos estrutura, em nossas reuniões. Ellen White considerou que tal colocação seria como algo perigoso para nosso culto. “Em nosso falar, nosso canto, e em todos os nossos cultos espirituais, devemos revelar a calma e a dignidade e o piedoso temor que atua em todo verdadeiro filho de Deus. Há constante perigo de permitir entrar em nosso meio alguma coisa que consideremos como operação do Espírito Santo, mas que na realidade é fruto de um espírito de fanatismo….Temo isto; temo isso” (Idem, pág. 43).

Ao invés disso, ela sempre ensinou que o povo de Deus deveria “agir de maneira metódica e ordenada”. (Testemunhos para a Igreja, vol. I, pág. 191).

Não podemos dizer com certeza que o aplauso e esse modelo de adoração da Nova semente, (que infelizmente está se alastrando pelas igrejas adventistas tradicionais) tenha entrado na igreja Adventista do Sétimo Dia como o resultado de uma pesquisa com oração, na Bíblia e nos escritos de Sra. White. Veio, como tantas coisas vieram, pelo “desejo de moldar-se segundo outras igrejas” (Mensagens Escolhidas, Vol. 2, p. 18). É triste saber que temos bebido em cisternas rotas e vazias e, de lá trazido águas sujas e a maldição da contextualização da verdade com adequação aos gostos e preferências do homem pós-moderno. É uma maldição na história do povo Deus. Aqueles que querem modernizar nossa mensagem e nosso estilo de vida para tornar atrativa a Igreja. Querem parecer menos diferentes e mais iguais. Para Ellen White, essa estratégia está errada. Ela é clara quando diz que “a conformidade aos costumes mundanos converte a igreja ao mundo; jamais converte o mundo a Cristo” (O Grande Conflito, p. 509).

Quando os professos cristãos alcançam a alta norma que é seu privilégio alcançar, a simplicidade de Cristo será mantida em todo o seu culto. As formas, cerimônias e realizações musicais não são a força da igreja. No entanto, estas coisas tomaram o lugar que deveria ser dado a Deus, tal como se deu no culto dos judeus. (Evangelismo, p. 512).

Concluo essa minha reflexão com um apelo do Pr. Rubens Lessa: “Voltemos para as veredas antigas. Elas não são antiquadas, pois a Palavra de Deus não envelhece. É sempre atual. Se você é músico ou cantor, volte para as veredas antigas. Se você é pastor ou líder, volte para as veredas antigas. Se você é professor, volte para as veredas antigas. Se você é médico missionário, volte para as veredas antigas! Se você deseja morar no reino eterno, volte para as veredas antigas. Ande de mãos dadas com Jesus por essas veredas de paz” (Revista Adventista, setembro de 2008).

Que Deus ajude a Sua Igreja a voltar às veredas antigas!





61 comentários:

  1. Muito oportuno o seu artigo, meu irmão. Que Deus o abençoe e que esta mensagem possa reverberar na vida de nosso povo, especialmente em face dos tempos solenes que vivemos. Além de irmão em Cristo, também somos colegas de profissão. Louvado seja o nome do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  2. VC acabou de ler o texto acima. Gostou ? Como foi seu dia ? Acordou e fez um culto de agradecimento a DEUS ? Estudou a Lição da Escola Sabatina, cujo tema central é o livro de Lucas ? Leu a Meditação Matinal ? Está em PAZ com sua família ? Vive uma vida sexual agradável aos olhos de DEUS ? DEVOLVE o seu dízimo coerentemente ? Tem o seu Projeto Pessoal de Evangelização ? VC ler a Bíblia diariamente ? Então ajoelhe e ORE ao nosso PAI ETERNO para que todos os obreiros que pregam a palavra sagrada sejam protegidos das tentações do Maligno.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo artigo meu irmão. Compartilho da mesma opinião que você. parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Isso nem nunca foi na Nova Semente

    ResponderExcluir
  5. Isso nem nunca foi na Nova Semente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso? É o que ta apreendendo lá? Melhor ninguém ir la mesmo.

      Excluir
    2. Isso? É o que ta apreendendo lá? Melhor ninguém ir la mesmo.

      Excluir
  6. Volte para as veredas antigas e alcance os antigos. Sou Adventista do 7º dia, tenho 16 anos e sou um Desbravador, graças ao clube, que assim com a Nova Semente traz uma roupagem nova para a juventude aceitei o batismo, mesmo sendo por dois anos pentecostal e vendo o que outras igrejas oferecem aos jovens aceitei o batismo, graças ao Clube de Desbravadores que infelizmente e a unica forma de trazer jovens a igreja, já que nem o ministério Jovem trabalha como deveria. continue assim e veja se vai chegar até os jovens, é por isso que a igreja Adventista é velha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão, a igreja de Deus nunca será velho, pois Ele é o Deus de ontem, hoje e amanhã! e em nossa iasd não param de vir jovens de todas as classes para se batizar e ter um real encontro com Cristo, conforme o "assim diz o Senhor" e não conforme o coração humano e pecaminoso deseja!!! não esmoreça, seja você tb a diferença!

      que Deus continue te abençoando, amem

      Excluir
    2. primeiramente velho e seu comentario todo sem nenhum ponto coerente, vc acha que medotos humanos vao dar certo? Vejo que vc e adepto das ideias de Caim , querendo fazer a sua prorpia vontade, isto beira o riduculo.

      Excluir
  7. Volte para as veredas antigas e alcance os antigos. Sou Adventista do 7º dia, tenho 16 anos e sou um Desbravador, graças ao clube, que assim com a Nova Semente traz uma roupagem nova para a juventude aceitei o batismo, mesmo sendo por dois anos pentecostal e vendo o que outras igrejas oferecem aos jovens aceitei o batismo, graças ao Clube de Desbravadores que infelizmente e a unica forma de trazer jovens a igreja, já que nem o ministério Jovem trabalha como deveria. continue assim e veja se vai chegar até os jovens, é por isso que a igreja Adventista é velha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido jovem, a iasd jamais será velha pois o nosso Deus é o de ontem, hoje e amanhã... em nossa igreja temos a benção ver ver jovens se batizando e tendo um encontro com Cristo conforme o assim diz o senhor, e não conforme o coração humano, falho e pecaminoso...

      não esmoreça e continue no caminho certo.

      Deus te abençoes

      Excluir
  8. belo artigo. creio que o mesmo convite que cristo fez a Pedro, um simples pescador, também nos faz hoje independente se somos ricos ou pobres. famosos ou anônimos. ele usou e usa a verdade sem artifícios para atrair novas ovelhas ao seu rebanho.

    ResponderExcluir
  9. Enquanto Ellen White for a base de modo de vida de vcs, vcs nunca alcançaram a plena verdade do evangelho. A bíblia é única, não precisa de complementos e vcs são hereges pois idolatram Ellen White, podem não ter esculturas dela, mas a colocam como a senhora white... Logo mais será Nossa Senhora White do Sétimo dia... Repensem sua fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. outro imbecil que e um papagaio de pastor para chamar alguem de herege, para de ser ridiculo seu debio mental

      Excluir
  10. acho que se a igreja permitiu a criação da nova semente,e porque deve ser conveniente pra igreja alguma vantagem eles estão tendo então acho que os membros devem parar com as criticas ou então estirpar de vez essa nova ramificação porque estão confundindo a cabeça de membros e de outras pessoas,porque a igreja aceita e ao mesmo tempo critica pretendem chegar onde com tudo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Laura, sabemos através da Biblia que nos ultimos tempos coisas assim como: uma nova semente, um novo formato euma nova maneira de adorar a Deus surgiriam, cabe a nós identificarmos onde estão ocorrendo... nunca devemos nos espelhar em pastores, lideres ou associação, porque são humanos e falhos! então devemos nos espelhar em Cristo e te pergunto, consegues ver cristo adorando seu Pai com pulos, gritos e Rock? consegue ver cristo aconselhando a mulheres usarem adornos e roupas improprias no templo de adoração? se formos racionais a IASD vem tendo muito exito na pregação da mensagem atraves de trabalhos missionarios e novo tempo! e na minha humilde opinião o que confunde a cabeça de membros e´uma nova ramificação como vc mesmo disse! pois é biblico que isso aconteceria, e Deus disse: sai dela povo meu.

      Que Deus de abençoes e te guie.

      Excluir
    2. Quererem alcançar dismos altos, grandes ofertas, dizendo assim para os Riquinhos, Vem como estás e fique como estás com essa (Nova Semente)

      Excluir
  11. Prof. Ricardo, fico feliz ao ver como Deus guiou as suas palavras!!! Eu e minha esposa ficamos tão tristes por saber que muitos se deixam enganar pelas próprias vontades... mais se alegramos muito quando vemos pessoas como o senhor, que não se deixam ser levados pela própria vontade, mais que seguem o que o Senhor diz.
    Fica sempre firme com Deus e sempre defenda a verdade como ela é e sempre será, mesmo que a multidão não veja isso!!!!
    Abraço de seu irmão em Cristo.

    ResponderExcluir
  12. Sou adventista, segundo a nova semente segunda classe. Fico profundamente preocupado com esse tipo de sei lá se chamo de igreja ou outra coisa, mas sei que a preocupação não são almas.

    ResponderExcluir
  13. Coitada de Ellen w. muitos textos usados fora de contexto...

    ResponderExcluir
  14. FUI CATÓLICO ATÉ OS 18 ANOS , HOJE SOU ADVENTISTA A 23 ANOS E REPROVO ESSA IGREJA NOVA SEMENTE, PARA MIM, ELA DA SEGMENTO AS COISAS DO MUNDO DESCARACTERIZANDO A IGREJA ADVENTISTA, SE ALGUM MEMBRO OU PASTOR ME ACHA RADICAL , DA UMA OLHADA NO CAPITULO 27 PAGINA 404 DO LIVRO GRANDE CONFLITO DE ELLEN WHITE , SOBRE AVIVAMENTOS POPULARES , ISSO É SÓ UM DOS MUITOS TEXTOS NOS LIVROS DELA QUE EU SEI!

    ResponderExcluir
  15. ESSE pastor Ted Wilson Presidente mundial da Igreja Adventista, SO PODE SER MAIS UM JESUÍTA INFILTRADO NA IGREJA , PRA TA COMPACTUANDO COM TANTA COISA DESTORCENDO OS PRINCÍPIOS E VALORES QUE A IGREJA CRIOU VALORIZOU E PRESERVOU AO LONGO DO TEMPO, NOSSO TRABALHO JA NÃO ERA FÁCIL EVANGELIZAR O MUNDO AGORA A GENTE TEM QUE SE PREOCUPAR COM OS DE DENTRO TAMBÉM!

    ResponderExcluir
  16. ESSA SEMENTE DEVE SER DAQUELA TRANSGÊNICA!

    ResponderExcluir
  17. Professor boa tarde!
    gostei quando você escreveu (da RA) que devemos “Voltemos para as veredas antigas".
    Antiga quanto?
    Antigas até Davi?
    Lá há ingredientes no culto que o irmão condena, como percussão e palmas.

    porém a pergunta não é essa, devemos levar o evangelho a todos, inclusive a classe "A". O que você está fazendo para isso?
    qual é o seu envolvimento real na pregação do evangelho?

    Eu descobrir um jeito de ficar rico, é assim: compre um crente pelo preço que ele vale, de acordo com o que ele faz para Deus. e venda pelo preço que ele pensa que vale por aqui que ele faz.

    A impressão que tive é que o irmão é mais um critico da igreja e EGW tem vários parágrafos destinados a você também! dê uma olhada lá e acerta a sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a nova semente não é a igreja Adventista.

      Excluir
    2. me fale baseado na teologia onde mais aparece Davi fazendo isto?

      Excluir
  18. Nosso problema é que usamos como referencia para avaliar o culto e a igreja nossa visão de mundo, nossa visão de igreja e mantemos como padrão de certo aquele contexto em que encontramos a igreja quando nos convertemos.
    A igreja não é o que eu penso, Deus não gosta automaticamente do que eu gosto. Deus certamente sendo tão grande e poderoso possue gosto bem diverso do nosso. pense fora da caixinha.
    deixe a Bíblia e o E. Profecia serem seus próprios interpretes.
    Pense que como "povo" (esses que vivem preocupados com tradições humanas) somos indiferentes aos perdidos, isso é pecado, é desobediência aberta a Cristo que disse IDE.

    ResponderExcluir
  19. Viu como é fácil criticar qualquer pessoas?
    rsrsrs. não precisa ser inteligente nem fazer qualquer pesquisa.

    rsrsrs

    ResponderExcluir
  20. Isaias Lius, bravo, bravo e bravo!!!!

    ResponderExcluir
  21. Se em Salvador tiver uma Nova Semente quero conhecer. Afinal, se pode usar jóias é sinal de que o povo de Israel não roubaram os egípcios. Nunca entendi aquele roubo se o próprio Moisés em exôdo 14.35 manda o povo pedir vasos de ouro e prata. Nunca entendi que jóias sejam pecado se Deus é dono do ouro e da prata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onde o povo roubou? mais uma analfabeta da biblia, me poupe criatura limitada

      Excluir
  22. eu caí fora da IASD ,faz dois anos. Por causa desta palhaçada...é a igreja "de cima do muro"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que decisao fantastica, mais um ser limitado falando besteira, pai de pet . kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  23. Nao entendi, a nova semente pelo que vejo é um lugar onde as pessoas pecam sem se sentirem com a conciencia pesada, vejo lideres com joias, mulheres mais pintadas que mulheres do mundo, vivem e amam o luxo,se mostrar com sua fortuna, pessoas que vivem em baladas e lugares mundanos, chega sabado vao para a igreja e postam no instagram que estao lovando a Deus, vi no site da nova semente, como fundamento de sua religiao que eles acreditam na biblia com verdade, mas que vejo é um lugar que serve para enganar o rico que eles podem fazer o que querem que serão salvo, e sabe o que me revolta? É a igreja adventista apoiando os erros e enganos da nova semente, nao bejo diferença da nova semente com outras religioes existentes a nao ser da trindade e do sabado, o exemplo e o modo de querer seguir ao senhor nao vejo diferença com os de fora.

    ResponderExcluir
  24. Você expôs muito bem esta questão! Obrigada por compartilhar sua opinião e estudo.

    Quando alguém expõe os desvios que esta vertente da IASD está tomando, sempre aparece alguém falando "E o que você faz para ajudar evangelizar fulano? e o que você faz para ajudar os pobres? E o que você faz para pregar o Evangelho?". Muitos se sente superiores e piedosos e gritam sua piedade. Seus cultos estão se assemelhando aos cultos antes condenados pela igreja e seus líderes.

    Em nada mais se assemelha ao culto adventista. Negam as doutrinas, escondem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc prega o evangelho senhor onociente que pensa que outros por ter uma opiniao diferente nao faz o trabalho missionario?

      Excluir
  25. As pessoas que criticam a igreja adventista do sétimo dia deveriam estudar a palavra de DEUS com oração e humildade para que o ESPÍRITO SANTO lhes abra o pensamento para a verdade (João 8:32) e ao estudar nessa condição devem estudar especialmente os livros proféticos que nos mostram a revelação de DEUS ao longo da História Humana.
    E destaco dois destes livros para exame dedicado e minucioso ( Daniel e Apocalipse)o primeiro porque revela profeticamente a historia dos reinos terrestres ate o tempo do fim,e o segundo porque revela como sera esse tempo.
    E chamo atenção para um versículo de Daniel(Daniel 8:14)e nele você entendera que e como surgiu a igreja adventista do sétimo dia,,e também (se for estudioso)compreendera por que a teoria evolucionista de Darwin bem como o espiritismo moderno surgiram logo em seguida ou na mesma época da organização da igreja".Deus abençoe e ilumine a todos. o

    ResponderExcluir
  26. Frequento a IASD,.a vários anos,mas dps que conheci a pouco tempo a nova semente sinceramente ñ vejo naquela Igreja nada q desabone a conduta cristã, gosto e me sinto bem naquele local onde hinos espirituais são entoados com alegria e inspiração e a palavra de Deus é pregada com espírito e verdade onde a doutrina adventista é passada de forma bem clara, e nota-se entusiasmo nas pessoas que se encontram naquele lugar adorando a Deus ñ importa como estão mais ou menos bem arrumados bem vestidos,com ou sem jóias, atentemos para o que Deus diz: "vinde como estás." Deus olha o coração e não aparência, e uma grande lição q nos dar é qdo ampara e defende a mulher apedrejada "aquele que não tem pecado que atire a primeira pedra," dando uma grande prova do seu amor. O que falta mesmo é olhar para o Nova Semente com olhar de Amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do jeito que a coisa anda percebo que falta pouco pra Deus colocar seu povo no lugar certo. Congregando em suas casas com os seus irmãos. Pq essa coisa de igreja se referindo a templo está igualzinho a partido político. O povo de Deus brigando por causa de denominação. Eu congrego na IASD mas não defendo placa de igreja . O que está de acordo com a bíblia pede o o que não descarto. E como tem coisa errada. E eu tô fora. Mais Deus vai logo logo acabar com essas explorações e confusões. Se o povo de Deus estudasse sua palavra isso não aconteceria.

      Excluir
    2. Venha como esta, mas mude de vida, como sempre mais um que sofre de esquisofremia espiritual, colocando o santo com o profano em igualdade,

      Excluir
  27. A nossa diferença em relaćao ao mundo não é a externa e sim a interna....
    Vejo processos as encostas criticando e julgando outras pessoas que nem conhecem....Criticar e acusar é o trabalho do inimigo. Acredito sim que mentes que cresceram em outros ambientes sejam mais propensas a se abrirem nos ambientes semelhantes...
    José do Egito ou JOSÉ NO EGITO..
    O que importa? Importa que Deus cumpriu seu plano através e por ele...
    Deus usou uma mula....Deus ah e como quer....E os jurássico ditos adventistas querem colocar Deus dentro da sua caixa.... Se Meus afirmou que onde estiver dois ou três reunidos em seu nome Ele Jesus estaria entre eles.
    Jesus não disse que seri dois ou três ditos adventistas do sétimo dia ....
    Nessa visão, não importa a placa da igreja, se dois ou mais estiverem reunidos em nome de Jesus, Ele esta no meio e junto com eles... Parem de olhar o cisco no olho do outro, tirem a trava doa seus próprios olhos....
    A empáfia adventista não é de Deus NAO MESMO!

    ResponderExcluir
  28. Você ainda sustenta essas ideias sobre a Nova Semente?

    ResponderExcluir
  29. Queria saber onde está na BÍBLIA a proibição de instrumentos de percussão. Um piano não pode exaltar ao diabo tanto quanto uma bateria? Provérbios nos ensina sabedoria. Que tal usarmos a sabedoria divina para equilibrar esses sons, não caindo em extremos, mas, usando os ritmos para exaltar ao Senhor? Sabem o som que será aceito pelo Senhor, afinal? O som de alguém lavado e remido por Seu precioso sangue; o som de alguém que esteja morto e ressuscitado com Cristo, conforme as cartas de Paulo; o som de quem vive pelo poder do Espírito Santo de Deus. Quem emite este som é que subirá com Cristo no dia da Sua vinda. Irmãos, sou adventista do sétimo dia há 5 anos, mas este tipo de dúvida que vejo em alguns, esse conflito na nossa igreja me deixa doente ... De volta às escrituras!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai achar pq os instrumentos do passado a maioria era de percussao rolava um pandeiro solto entre o povo de Deus.kkkkk continuo dizendo são doutrinas religiosas que não soma nem diminuem p te a que perder tempo discutindo isso. Eu tenho a bíblia na mão vou continuar estudando ela e obedecendo a meu Deus e não nesses homens gananciosos e amantes de dinheiro.

      Excluir
  30. De volta às escrituras... não foi este o apelo principal de Elen White, afinal????

    ResponderExcluir
  31. Retificando:

    Queria saber onde está na BÍBLIA a proibição de instrumentos de percussão. Um piano não pode exaltar ao diabo tanto quanto uma bateria? Provérbios nos ensina sabedoria. Que tal usarmos a sabedoria divina para equilibrar esses sons, não caindo em extremos, mas, usando os ritmos para exaltar ao Senhor? Sabem o som que será aceito pelo Senhor, afinal? O som de alguém lavado e remido por Seu precioso sangue; o som de alguém que esteja morto e ressuscitado com Cristo, conforme as cartas de Paulo; o som de quem vive pelo poder do Espírito Santo de Deus. Quem emite este som é que subirá com Cristo no dia da Sua vinda (porque este é o meio de se guardar os mandamentos, certo? ). Irmãos, sou adventista do sétimo dia há 5 anos, mas este tipo de dúvida que vejo em alguns, esse conflito na nossa igreja me deixa doente ... (já ouviram falar em dissonância cognitiva? Pois é, 5 anos para entender o que aconteceu comigo. Não há Mensagem de Saúde que resista a um boom de incoerência.E aí eu me pergunto quantos milhões estão sofrendo do mesmo problema ao redor de toda a terra; pessoas que em sua busca sincera nas escrituras, percebem a incoerência desses extremos)
    De volta às escrituras!!!!!!
    Não foi este o apelo principal de Elen White, afinal????
    Ela deixa claro que é um medo seu a aproximação da igreja adventista com fanatismos. Mas, na conferência de 1888, quando tanto se discutiu se a salvação era mesmo pela graça, lembram-se do que ela mesma enfatizou? Que simplesmente analisassem as escrituras. E, pelo que me recordo, também expressou medo em relação a nossa igreja, por parecer-se muitas vez com um "pingente de gelo".
    Queridos, preocupa-me a idolatria, seja por um extremo, seja por outro. Sabemos qual será o destino dos idólatras; particularmente, não quero estar entre eles.
    Vejo em Elen White que nunca quis se sobrepor às escrituras, para mim este foi seu grande legado.
    Acredito que só estaremos prontos para a volta do Senhor quando buscarmos a essência do evangelho; esta é capaz de nos nortear num mundo e cultura pós Elen White.

    No amor de Cristo, sempre ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade se você olhar bem as igrejas virarão comércio, não escapa uma. Então estudem a palavra de Deus obedeça a Deus e ele se alegrará com você.

      Excluir
  32. ótimo artigo!
    Mudança de nome é mudança de identidade, assim como Babilônia tentou fazer com Daniel e seus companheiros.

    ResponderExcluir
  33. A igreja precisa de homens que não temam chamar o pecado pelo nome. Parabéns professor! Precisamos nos fortalecer no Espírito para que Deus possa santificar e reavivar Sua igreja e nossa, de maneira que ela volte às origens.

    ResponderExcluir
  34. Infelizmente a IASD está andando de mãos dadas com o anticristo e através desse "ministério" nova semente vai contaminar a igreja com a conveniência dos cabeças da IASD. A verdade é que a IASD vive numa grande mornidão.

    ResponderExcluir
  35. Uma igreja adventista baseada na mensagem de Jesus Cristo e não de Ellen White é o meu sonho...Não ouço nenhuma heresia, só interpretações claras da Bíblia e da mensagem de Jesus Cristo, Ele sim é o Senhor da igreja.
    Será que foi Deus que mandou Ellen White esconder partes da Bíblia pra ficar mais fácil de controlar os membros e impedir que descubram sozinhos como agradar a Deus?
    Pelo que eu entendi do artigo e dos comentários o único pecado da nova semente é não declarar o "assim diz Ellen White"
    Quero me batizar na igreja adventista mas achei o estudo bíblico mais direcionado a confirmar os livros de Ellen White do que a ensinar o evangelho de Jesus Cristo. Sempre admirei a Igreja Adventista mas depois do estudo bíblico fiquei meio decepcionada, por saber ver que o chamado "estudo biblico" é apenas estudo dos versículos que confirmam as ideias de uma profetiza, e os ensinamentos de Jesus nem foram estudados ..será que a mensagem que Deus mandou por ela foi mais importante...e as cartas de Paulo...romanos ..aprendi muito mais na Nova Semente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é se estudassem a palavra de Deus não estaria idolatrando a mulher. Pq a bíblia nem se quer cita o nome dela. Continuo dizendo congrego na IASD. Mais jamais vou idolatrar ninguém. Quanto a brinco gente não uso pq é doutrina da igreja e não faz nenhuma diferença mais em lugar nenhum na bíblia proíbe o uso. Quanta falta de entendimento e coragem de declarar servo de Deus os cristãos de hoje. Obedecem a homem por isso essa contenda, divisão desunião. Será que no céu vai ter lugar separa do pra cada tipo de igreja? Comecem a pensar nisso pra não morrerem na praia e amém seus irmãos
      Não se preocupe com dinheiro nem fama pq isso perde a vida.

      Excluir
    2. Se aqui tivesse essa igreja eu iria congregar lá não pq é a certa mais não aguento mais essa coisa de Ellen White ninguém merece tanta idolatria.

      Excluir
  36. Gente, essa Ellen White tem mais moral que a Bíblia Sagrada. O cara sustentou toda a ideia dele baseado nos ensinos dela e mal citou a Bíblia, que esta sim é o manual de fé e prática do cristão. Chega a ser assustadora tamanha idolatria em cima dessa mulher. "Louvada seja Ellen White"🤔

    ResponderExcluir